Festa do Produtor Rural de Governador Dix-sept começa nesta sexta-feira

Criadores, produtores e expositores da região tem encontro marcado a partir dessa sexta-feira, em Governador Dix-sept Rosado. É que começa neste dia 28/7, a I Festa do Produtor Rural do município, com extensa programação e pretende contribuir para aumento e escoamento da produção rural da cidade. O evento será realizado no Horto Florestal e é uma promoção da prefeitura local por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A I Festa do Produto Rural começa logo nas primeiras horas da manhã, com a entrada dos animais (7h). Às 8h, o Instituto de Assistência Técnica e Assistência Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN) oferece Curso de Beneficiamento do Leite de Cabra. Na sequência (9h), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ministra  oficinas.

A programação será retomada às 17h, com o Nivelamento dos Animais (ordenha de esgotamento e pesagem). Às 19h, haverá a abertura oficial e, depois, tem início a parte cultural. No primeiro dia, haverá forró pé de serra com atrações locais e regionais.

No sábado, 29/7, as atividades iniciam-se logo às 6h, com ordenha dos animais leiteiros. Depois, acontece a primeira pesagem (7h30). Às 8h, será ministrado o Minicurso Ordenha Higiênica, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Às 9h, o Senar oferece novas oficinas, ao mesmo tempo em que tem início a Exposição de Produtos da Agricultura Familiar.

À tarde, as atividades serão reiniciadas com palestras a partir das 14h. Às 15h, haverá Concurso do Bode Tarado. A partir das 16h30, tem início as compras e vendas, com o Chiqueiro de Negócios, que contará inclusive com a presença de agentes financiadores.

Às 17h, será feita nova ordenha dos animais leiteiros e segunda pesagem. Às 19h, haverá a divulgação do resultado do torneio leiteiro e entrega da premiação.

O encerramento será às 20h. Logo após, as atrações culturais serão os emboladores de coco Concriz e Zé Ribamar; e os repentistas João Lourenço e Luciano Fernandes.

“Governador já foi um grande produtor de ovinos e caprinos e nosso objetivo é incentivar a retomada do desenvolvimento desse importante setor através de várias ações, incluindo a realizada deste evento”, destaca o prefeito Antônio Bolota.

A I Festa do Produtor Rural de Governador Dix-sept Rosado tem apoio do Senar, Sebrae, Assentamento Sítio Góis., Emater e Governo do Estado.