Secretaria de Saúde participa de encontro da II Ursap sobre Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde participou nesta quarta-feira (11) de encontro sobre tuberculose realizado pela II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle da Tuberculose, na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado.

A reunião foi destinada aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) e agentes comunitários de saúde (ACS) e contou com as participações da secretária municipal de Saúde Juliana Freitas de Sousa, da coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose Simone de Souza Oliveira e do coordenador municipal da Atenção Básica Rômulo Emanuel; além das técnicas da II URSAP Cíntia Câmara, Clivaneide Ferreira e Rafaela Nóbrega.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

As metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose são de alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da TB e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035, em comparação com os dados de 2015. Isso significa, para o Brasil, que é necessário reduzir o coeficiente de incidência para menos de dez casos por 100 mil habitantes e limitar o número de óbitos pela doença a menos de 230 ao ano, até 2035.

*Com informações da II Ursap