Coordenadora-Geral do Censo da Educação Básica promove reunião para parabenizar equipe da Secretaria Municipal de Educação

A Coordenadora-Geral do Censo Escolar da Educação Básica do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Célia Cristina de Souza Gedeon Araújo, promoveu na tarde da última quarta-feira 01/09 uma reunião com a Equipe da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de parabenizar os técnicos administrativos das escolas pelo engajamento e empenho na alimentação de dados do Censo Escolar.

O município enfrentou dificuldades na coleta dos dados do Educacenso nos anos letivos de 2020 e 2021, em virtude da paralisação das aulas durante o ano de 2020, o que inviabilizou a realização desse preenchimento dentro do período regular proposto pelo INEP.

O Censo Escolar se constitui como importante base de dados que gera indicadores para o planejamento e implementação das políticas de educação básica e serve de orientação tanto para a repartição dos recursos entre estados e municípios, quanto para a implementação de programas pelo Governo Federal.

Diante da importância deste sistema, a Secretaria Municipal de Educação buscou orientações antecipadamente junto ao INEP e a recomendação foi de aguardar uma resposta oficial através de uma Nota Técnica, para só então realizar a informação dos dados no sistema. O referido documento orientador foi encaminhado para o nosso município apenas no dia determinado para o fechamento do Censo 2021, tornando quase impossível a conclusão deste processo em todas as escolas da Rede.

No entanto, a partir da mobilização da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadora Municipal do Censo, Flávia Lacerda, foi realizada uma força tarefa para a coleta de dados das unidades escolares. Num curto espaço de tempo, aproximadamente 30 horas de trabalho intenso, enquanto outras redes tiveram o prazo de 60 dias para fazê-lo, a Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado conseguiu realizar o fechamento do Censo 2021, a partir de um movimento de engajamento mútuo entre os técnicos-administrativos das escolas, “a tal ponto que Célia Gedeon solicitou este encontro para parabenizar este feito inédito, enaltecendo reiteradas vezes o trabalho admirável da equipe”, destaca a secretária municipal de Educação, Isabela Rodrigues.

A Coordenadora Nacional do Censo também se propôs a realizar um encontro com todos os técnicos das nossas escolas ainda nesse mês de setembro.